Este ano, três marcas pernambucanas lançaram juntas suas coleções para o inverno 2015. Trocando Em Miúdos, Calma Monga e D.uas Design selaram uma parceria que já começa como mais um sucesso absoluto dessas meninas.
Não vou mentir, sou totalmente suspeita para falar das três. Para além de todos os desejos consumistas que elas despertam em mim, ainda conseguem com suas criações, me tocar lá no fundo, lá onde moram os afetos, o que tem sido cada vez mais raro.
Na contramão de um mercado de moda que pasteuriza tendências, fabrica produtos de baixa qualidade e sem muito (ou nenhum) conteúdo, cada uma dessas marcas pernambucanas vem se destacando por fazer diferente, por pensar fora da caixa, por propor muito mais do que um ornamento utilitário, por vender ideias, conceitos, um pouquinho de história, muitas estórias e ainda mais sentimentos.
Elas são regidas pela batuta de cinco incríveis mulheres, as quais eu tive o imenso prazer de conhecer depois que voltei a morar em Recife.
« Lia Tavares (essa eu já conhecia. Menina de Olinda, gente! Muito amor) e Marina Viturino formam a D.uas, especializada em estampas, criam papéis de parede, tecidos para estofados, almofadas, acessórios pessoais como estojos e nécessaires e recentemente começaram a se enveredar pelo mundo da moda com vestidos, quimonos, croppeds e saias.
« Juli Miranda e Amandinha Braga da Trocando Em Miúdos criam os acessórios mais desejados da cidade; brincos, colares, pulseiras e anéis que passeiam entre o retrô e o contemporâneo sem perder o charme.
« Gabi Fiúza é quem comanda a Calma Monga, colorida, descolada e desenrolada marca de mochilas, bolsas, turbantes e carteiras com estampas lindas e design moderninho.
A história das cinco é antiga. Tudo começou quando a Monga e a Trocando começaram a dividir a casa que era ateliê e loja das duas marcas, a Casa Rosa no bairro do Parnamirim, aqui mesmo em Recife. Depois Gabi se juntou com uma outra galera super bacana e fundou a Casamarela Coworking (a Carla visitou as duas casas quando esteve aqui e postou lá no insta, quem lembra?) e a Monga se mudou para lá. Pra ocupar o lugar que ficou vago no Parnamirim, chegou a D.uas.
No último ano três coleções foram feitas em parceria entre a D.uas e a Trocando e em uma delas a Monga criou bolsas para a D.uas. As parcerias foram dando tão certo que as meninas decidiram abrir uma loja juntas, de rua, numa galeria ao lado do Parque da Jaqueira, um dos lugares mais charmosos do Recife e colocaram o nome de Rosa Amarela na lojinha (mesmo nome do bloco de carnaval que elas criaram que vai da casa rosa a casamerela).
“Loja de bairro é massa, a gente atinge um outro público e aqui as três marcas meio que se completam, a cliente chega à Rosa Amarela e pode comprar uma roupa, uma bolsa e um colar” como bem disse Juli. Mesmo com um espaço mais comercial, elas continuam se preocupando em manter o ar mais aconchegante, como é nos ateliês, “A gente tentou fazer um clima diferente, meio como o que a gente tem nas casas, mais intimista” completou Lia.
Para esse inverno 2015, as cinco decidiram continuar com as parcerias, unificando o tema central das coleções. A inspiração? A obra do paisagista e artista plástico Burle Marx. Se você, como eu, é apaixonada por botânica e/ou modernismo, vai desejar absolutamente TODAS as peças da coleção.
Intitulada “Burle Marx – o poeta dos jardins“, a coleção das três marcas pernambucanas tem como bandeira um convite ao espaço publico, a conhecer a cidade, a fazer parte dela, a ocupá-la. Não poderia ser mais oportuno visto que o Recife passa atualmente por um processo de reintegração da cidade por parte da população, que vem travando uma brava batalha contra um governo que pretende vender a capital pernambucana ao poder privado.
Burle Marx é natural de São Paulo, mas encontra-se vivo em diversos cantinhos especiais do Recife. Ele foi diretor de Parques e Jardins do Governo de Pernambuco e nessa época assinou vários projetos paisagísticos. Cada marca criou a sua própria coleção, mas segundo as próprias meninas, a criação foi colaborativa e surgiram algumas parcerias, como a estampa da D.uas criada para uma bolsa da Monga. Produtos de qualidade, referências de moda apresentadas de forma criativa, bom gosto e muito charme.
Essa parceria entre Trocando em Miúdos, D.uas Design e Calma Monga é a prova de que as colaborações estão com tudo e podem render frutos maravilhosos. Um viva a economia criativa a às boas ideias!
The post 3 marcas pernambucanas que você vai adorar conhecer appeared first on Modices.